Este website contém as notas e exercícios do curso de Introdução ao R. Todo esse material é estruturado na sequência de cada uma de nossas aulas, indicadas no menu superior, e cobrem desde noções básicas até soluções para gerir projetos de pesquisa replicáveis. O material disponível aqui foi feito para ser consumido, idealmente, de forma auto-orientada: leia explicações; reproduza e altere os exemplos, especialmente os mais complexos; realize os exercícios e atividades.

O curso tem como público-alvo cientistas sociais sem conhecimentos prévios sobre R, embora também seja útil para pessoas de outras áreas; para quem deseja praticar; ou apenas descobrir ferramentas novas.

A ementa do curso está disponível neste link.


Tópicos

O curso abordará os seguintes tópicos:


Dinâmica

Caso esteja acompanhando formalmente este curso, veremos os materiais em uma ordem específica:

  1. Os tópicos serão abordados do primeiro ao quinto (cada aula terá cada um deles como foco);
  2. Dentro de cada tópico, trabalharemos primeiro com as notas de aula, seguidas de materiais complementares (quando indicados) e atividades;
  3. As instruções para o projeto final encerram a sequência.


Por onde começar

Comece pelo básico. Acompanhe as notas de aulas, se esforçando ao máximo para entender cada exemplo – sim, programar pode ser difícil, é por isso que é importante reproduzir cada exemplo e ter certeza de tê-lo entendido antes de avançar. Siga a ordem do menu Aulas, acima, até chegar à última aula.